Blog do Portal dos Casamentos

Como escolher a aliança perfeita

Normal

O seu casamento terá vários momentos marcantes, mas é a aliança que oficializa esse compromisso. É um objeto que ficará para toda a vida e o ouro é o ideal quando se pensa em alianças.

Antigamente era o noivo quem tinha a responsabilidade de escolher as alianças mas, atualmente, é normal o homem escolher apenas o anel de noivado. Depois já é o casal a decidir, em conjunto, quais as alianças que mais gostam.

Existem muitas opções no mercado, aqui ficam alguns critérios para vos ajudar:

1. Defina um orçamento

Veja quanto está disposto a gastar. Desta maneira já consegue definir um intervalo de opções na altura da escolha. Anéis de marcas conhecidas e/ou com diamantes são muito mais caros. Convém também escolher com alguma antecedência. Recomendamos cerca de seis meses se pretender fazer algum pedido específico ou por encomenda.

2. Os quilates do ouro

O quilate define a quantidade e a pureza do ouro presente na jóia, mas nem sempre mais é melhor. O ouro de 24 quilates é considerado o mais puro, no entanto é muito frágil na produção de alianças. Já o de 18 quilates é o mais comum e também considerado o ideal para este fim. No entanto, a opção de 14 quilates é bastante mais barata e ainda assim possui mais de 58% de pureza.

Veja Também

3. Escolha a cor

As alianças não têm que ser sempre em ouro amarelo. O ouro branco, por exemplo, é perfeito para casais discretos que querem fugir ao tradicional. No entanto, requerem mais manutenção e, depois de alguns anos, irão precisar de um banho de ródio para voltarem a brilhar. Ao contrário do que possa parecer, o ouro branco é mais caro que o tradicional amarelo, por usar materiais mais nobres que lhe dão a cor prateada. Outra opção é o ouro rosa, que já é usado com alguma frequência. Além de combinar com todos os tons de pele, é mais uma óptima opção para fugir ao tradicional. Claro que o ouro amarelo continua a ser o mais usual na maioria das alianças e a sua cor característica tem maior contraste na mão, principalmente em peles escuras.

4. Acabamento do anel

Existem 3 tipos de acabamento. O anel polido é o modelo mais comum. Torna o anel mais brilhante mas também requer um maior cuidado para não riscar. Já o anel fosco é escovado, o que retira um pouco o brilho e o torna mais exclusivo. O anel diamantado é o mais exuberante, preenchido com pequenos entalhes, como se fosse preenchido por diamantes.

Todas as alianças de ouro têm as suas características e podem ser personalizadas ao vosso gosto. O importante é que gostem e se sintam bem com ela!


Encontre aqui os fornecedores ideais para o seu casamento!
Pedido de Orçamento Gratuito

Ver mais artigos
Ao navegar neste site aceita a utilização de cookies. Mais informações